Comportamento do consumidor

O que minha mãe me ensinou sobre construir uma MarcaTempo estimado: 2 minutos de leitura

Minha mãe, uma mulher que renunciou a muitas oportunidades profissionais para cuidar da família, recentemente tem me surpreendido com algumas lições. Sem nenhuma aula de Marketing ou Publicidade, ela tem me provado a cada dia que é a simplicidade que encanta e fideliza.

Aos 18 anos, tive a ideia de cortar todo o glúten da minha alimentação. Minha mãe, que sempre gostou de demonstrar carinho com culinária, começou a pesquisar como continuar agradando às filhas na cozinha sem usar o tão versátil trigo.

Estudo e mais estudo, pesquisa e mais pesquisa, testes e mais testes. A ciência da culinária sem glúten não é tão simples assim; para cada bolo ou pão que ficava bem-feito, havia três que eram razoáveis e seis intragáveis.

Ela não desistia porque, acima de tudo, queria me agradar (eu AMO bolo)

Tudo o que precisamos é um empurrãozinho para o rumo certo!

Já falei várias vezes sobre “empurrõezinhos”, mas este tipo é diferente (ou talvez não seja).

Fato é que o tempo passou e minha mãe adquiriu as habilidades e conhecimentos necessários para dominar a alquimia chamada “culinária sem glúten”, mas à essa altura ela estava um pouco desanimada e muito auto crítica.

Um dia, uma pessoa – muito importante na minha vida – me pediu para experimentar um pão sem glúten e sem leite, e isso mudou o jogo. Após provar o primeiro pedaço, me pediu para falar com minha mãe ao telefone.

E com palavras simples e encorajadoras, conseguiu fazer o que eu estava tentando fazer há tempos: inspirar a empreendedora que existia na minha mãe.

A Personalidade da Marca – Sua marca precisa mostrar quem você é

Poucos dias após ouvir aquelas palavras de apoio, ela já estava pensando no nome do seu negócio, nos signos e significados:

“ Amanda, minha empresa vai se chamar Fina Flor de Farinha. Flor de Farinha porque na Bíblia este é o nome para a farinha mais nobre e refinada. Fina porque minha marca é delicada. O símbolo é a Magnólia por ser feminina, mas forte e resiliente também…”

Simples, lindo e um pitch 100% do coração.

Se estamos cada vez mais conectados com empresas e marcas humanas, por que complicar tanto? 

Cada vez mais, nos deparamos com dados que nos provam que o maior engajamento vem de conteúdo puramente humano, onde as pessoas se encontram, se identificam e se conectam.

O que a Embalagem do Seu Produto Inspira?

Minha mãe projetou a sacola que embala os produtos dela.

Sei que o primeiro impacto visual de um produto tem o poder de marcar o consumidor profundamente, mas não tinha pensado sobre a influência destas sacolas até que, após ler tantos elogios dos clientes, minha mãe me disse:

“Coloco lacinhos nas sacolas porque quero meu cliente receba seu produto como um presente que ele dá a si mesmo.”

Faz todo sentido, e é algo tão simples.

Sucesso do Cliente é relacionamento

Ela é do tipo que faz amizade em qualquer lugar onde tiver oportunidade. Comunicativa e empática, levou essas características ao seu negócio de pães artesanais sem glúten e sem leite.

Por adorar conversar, e se importar muito com a opinião dos clientes, minha mãe os conhece pelo nome, muitas vezes sabe quem são seus familiares; personaliza – sempre que possível – os pedidos e até testa receitas novas só para que aqueles que têm dietas ainda mais restritivas possam se presentear com o amor que ela coloca em cada produto.

Conclusão – Toda Marca Nasceu com um Propósito

O que começou com a ideia de aprender a melhor forma de fazer culinária sem glúten para a família, se tornou – com muita pesquisa e esforço – uma receita secreta, e hoje ajuda várias pessoas que possuem restrições alimentares.

Depois de tudo o que minha mãe já me ensinou, percebo que ainda tenho muito a aprender.  Em pouco tempo, ela me mostrou, na prática, que o sucesso da conexão de uma marca depende do nível de sua autenticidade e humanidade.

About author

Articles

Criadora do site psicologiadisruptiva.com; Psicóloga especializada em Economia Comportamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *